29/01/2016

Shiver - Opinião


Título: Shiver - Um Amor Impossível (Shiver)
Série: The Wolves of Mercy Falls #1
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. 
Quando olha pela janela de sua casa, na orla da floresta, Grace repara sempre num lobo que a fita com os seus misteriosos olhos amarelos e sabe que é ele, Sam, o seu salvador. E Sam observa a sua amada de longe, ansiando pelo retorno da Primavera. Conseguirá o seu amor, cada vez mais intenso, vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.

Quando acabei o livro anterior a este, queria ler algo não muito grande, para conseguir acabar ainda este mês. Como olhei para a minha estante e não vi nada que me chamasse a atenção nesse aspecto, fui à estante da minha irmã e o livro escolhido foi este.

Já tinha ouvido falar tanto e tão bem deste livro, que quando li a sinopse fiquei admirada pois não fazia ideia que o mesmo falava de lobisomens. Pensava que a história era totalmente diferente e devo ter feito alguma confusão com outro livro, não faço ideia.

O livro fala-nos então de dois jovens: Grace Brisbane e Sam Roth, que foram atacados por lobos quando eram crianças. Grace manteve-se sempre humana devido a uma febre muito alta que teve depois de ser mordida. Já Sam passou a transformar-se em lobo sempre que faz muito frio e só volta à forma humana quando o tempo aquece.

Quem lê a sinopse pensa que Sam e Grace se observam durante o Inverno e se reencontram sempre que o tempo aquece. Mentira! Passaram seis anos (ou sete, já não tenho a certeza) desde que Grace foi atacada e durante esses anos eles observam-se: Grace a partir do alpendre da sua casa e Sam a partir da orla da floresta. Por incrível que pareça, o lobo apaixona-se pela rapariga e vice-versa. No fundo, Grace sempre soube que havia algo de diferente em Sam.
Só quando Grace já tem dezassete anos e Sam dezoito, é que os jovens realmente se conhecem pessoalmente. 

A história propriamente dita começa a partir daí. Grace e Sam passam todo o tempo possível juntos, tentando manter Sam afastado do frio para que este não se transforme em lobo. É que Sam sente que este pode ser o seu último ano como humano. Sim, a partir de uma certa altura os lobos deixam de conseguir transformar-se em humanos.

Não querendo adiantar muito o que acontece no livro, posso dizer-vos que o mesmo não tem muita acção e cheguei mesmo a pensar que todo o hype à volta dele era desnecessário. Mas a partir de uma certa altura achei que o livro estava a tornar-se mais interessante e só queria ler mais para saber o que ia acontecer e como acabava.

Quanto às nossas personagens principais, naquela parte em que estava a ficar aborrecida, também as achei aborrecidas, mas elas têm muito mais que se lhes diga e no fim até as considero bastante interessantes e claro, há sempre uma razão para as suas personalidades serem assim.

Podia dizer-vos muito mais, mas termino dizendo que no geral gostei do livro e acho que acabou bem. Acabei por lhe dar a nota abaixo devido às partes que mais me prenderam. 

Vamos ver se leio o segundo já a seguir ou se pego num que já ando a adiar há umas semanas por ser enorme.

1 comentário :

Back to Top