10/07/2015

15 diferenças entre um amigo normal e um amigo português

Encontrei isto algures pelo Facebook e, como o título indica, mostra as diferenças entre o dito amigo normal e um amigo de nacionalidade portuguesa. 
Decidi postar porque achei uma certa piada.

1.
Um amigo normal convida-te para jantar na sua casa, independentemente do clube de futebol que apoias.
Um amigo português diz "até te convidava para jantar lá em casa, mas assim morre à fome lagarto(a) de um raio!" e depois tem um prato pronto para ti à mesa.

2.
Um amigo normal olha para ti com um ar enojado quando usas um palito para tirar, repetidamente, um caracol da casca e o colocas na boca com satisfação.
Um amigo português continua a trazer imperiais para tu continuares a comer.

3.
Um amigo normal diz-te para chamares um canalizador ou para substituíres um cano dentro do sistema de descarga quando se estraga.
Um amigo português olha para a peça de plástico partida, aquece um prego até ficar vermelho brilhante, coloca-o no plástico, repete o processo para o outro lado, cola-o e diz "deve durar mais uns meses".

4.
Um amigo normal sugere que saiam para comer, quando não te apetece cozinhar.
Um amigo português vai à tua cozinha, abre o frigorífico, esvazia-o e cria um banquete para que não tenhas de cozinhar.

5. 
Um amigo normal convida-te para uma refeição e antes de saíres diz "Espero que tenhas gostado.".
Um amigo português coloca um queijo de Azeitão na mesa, pão de Mafra ou alentejano, oferece-te gambas à alhinho, abre uma garrafa de Casal Garcia, serve caldo verde, seguem-se sardinhas ou carapaus grelhados, acaba com um pudim flan caseiro, um copo de licor beirão e um café. E quando sais, diz de forma humilde "desculpa lá qualquer coisinha, foi o que se pôde arranjar..." 

6.
Quando um amigo normal te convida para beber um café num bar, por volta das nove da noite, sabes que estarás em casa por volta das onze.
Quando um amigo português te convida para ir ao café à mesma hora, sabes que o dono vai oferecer uma bebida para que a conversa continue até à uma da manhã, porque sabe que não vais sair antes das três.

7.
Um amigo normal telefona-te quando tem saudades tuas.
Um amigo português vê ou faz algo de que gostarias e automaticamente pensa em ti, sorrindo várias vezes. Então ele telefona-te, cria um plano para se encontrar contigo, recebe-te com um largo sorriso e diz "Então desaparecido(a)?"

8.
Um amigo normal diz que não fala muito bem inglês.
Um amigo português fala-te sobre Portugal, a comida que deves provar, os sítios que deves visitar, os seus sonhos, aspirações e planos impossíveis, discute a crise europeia... e no fim pede desculpa porque o seu inglês não é muito bom.

9.
Quando fazes asneira, um amigo normal diz "não te preocupes".
Um amigo português diz "és mesmo muito totó".

10.
Quando telefonas a um amigo normal a chorar e a sentir-te nostálgico, ele tenta fazer-te esquecer e lembra-te que faz parte do passado.
Um amigo português pára o que está a fazer, senta-se, fala contigo, muda o telefone do ouvido direito para o esquerdo várias vezes, relembra-te detalhes e anedotas que tinhas esquecido e transforma as tuas lágrimas em riso.

11.
Um amigo normal manda-te para casa de táxi quando estás demasiado bêbedo para conduzir.
Um amigo português leva-te a casa, agarra-te pelo colarinho da camisa e carrega-te pelas escadas, abre a porta do quarto, arrasta-te para a cama e colapsa no chão, exausto, porque és mais alto que ele.

12.
Quando um amigo normal discute contigo, ele discute educadamente.
Um amigo português começa por derrubar a casa e acaba o argumento com um abraço e uma bebida.

13.
Um amigo normal relembra-te que vais engordar se continuares a comer tantos bolos.
Um amigo português leva-te a uma pastelaria.

14. 
Um amigo normal queixa-se com dores nas mãos.
Um amigo português diz-te que lhe doem a mão, o pulso e o braço. Outro português ouve e diz-te que lhe doem os pés, as pernas, as mãos, os braços e os pulsos e não consegue dormir a noite inteira.

15.
Um amigo normal partilhará este post porque tem ou gostava de ter um amigo português.
Um amigo português partilhará este post porque tem orgulho em ser um bom amigo.

1 comentário :

Back to Top